Conheça o Tails, um sistema operacional que te protege de vigilância e censura na Internet

Saiba como baixar e instalar o Tails, um sistema operacional desenvolvido para proteger sua privacidade online.

Saiba como baixar e usar o Tails, um sistema operacional desenvolvido para proteger sua privacidade online.

Tails (The Amnesic Incognito Live System) é um sistema operacional baseado em Debian GNU/Linux, desenvolvido especificamente para proteger sua privacidade online.

Ele é indicado para ativistas, jornalistas e quaisquer outras pessoas que desejam uma camada extra de segurança para preservar suas identidades. Inclusive, foi utilizado e recomendado por Edward Snowden, ex-funcionário da CIA e da NSA que vazou documentos sigilosos da organização sobre programas de vigilância dos Estados Unidos.


Como funciona?

O Tails pode ser instalado e utilizado através de um pendrive USB com, no mínimo, 8 GB. Isso significa que ele é executado independentemente de outro sistema operacional e nunca usa a unidade de armazenamento (HD ou SSD) do computador.


Amnésia

Uma das características do Tails é que ele sempre inicializa no estado limpo, ou seja, tudo que fizer durante o uso em uma sessão desaparecerá automaticamente quando o sistema operacional for desligado.

Usando um sistema operacional tradicional como o Windows, por exemplo, muitas atividades que você faz deixam rastros no computador: os arquivos que você abriu, ainda que os tenha apagado; os sites que acessou, mesmo pelo modo de navegação “privado/anônimo”; senhas, mesmo se utilizá-las através de um gerenciador de senhas, bem como os dispositivos e redes Wi-Fi usadas. Por outro lado, o Tails é amnésico, portanto não deixa rastros após o uso.


Armazenamento persistente

Apesar do estado amnésico padrão do Tails, é possível salvar alguns arquivos e configurações em um armazenamento persistente criptografado no pendrive USB, tais como: seus documentos, os favoritos do navegador, e-mails e até alguns programas extras.

Esse é um recurso opcional que pode ser utilizado da forma como preferir, definindo o que será salvo de forma persistente. O que não for configurado como persistente adotará o comportamento padrão do sistema operacional, o estado amnésico.


Segurança

Ao utilizar o Tails, todas as suas atividades na Internet passam pela rede Tor. Isso significa que o sistema operacional consegue evitar vigilância e censura online, uma vez que o Tor criptografa e anonimiza sua conexão, fazendo-a passar por retransmissores para impedir que alguém saiba seu endereço IP.

A rede Tor possui mais de 6.000 relays. Organizações que rodam relays Tor incluem universidades como o MIT, grupos de ativistas como Riseup, organizações sem fins lucrativos como Derechos Digitales, empresas de hospedagem de internet como Private Internet Access, e assim por diante. A imensa diversidade de pessoas e organizações que rodam relays Tor tornam a rede mais segura e mais sustentável.

Além disso, se houver bloqueios que impeçam de conectar à rede Tor ou se for arriscado utilizá-la no país em que estiver, é possível usar pontes para driblar a censura.


Rastreamento

O Tails evita que os sites que você visita descubram de onde você está e quem é você, a menos que diga para eles. Assim, é possível navegar de forma anônima e, inclusive, mudar sua identidade.

Rastreadores online e anunciantes, por exemplo, não conseguirão mais te seguir de um site para o outro.


Softwares pré-instalados

O Tails inclui uma série de aplicativos que permitem trabalhar com documentos e se comunicar com segurança e privacidade. Todas as ferramentas estão prontas para uso e pré-configuradas.

Lista de ferramentas

  • Navegador Tor com uBlock, um navegador seguro e com bloqueador de anúncios
  • Thunderbird, para usar e-mails criptografados
  • KeePassXC, para criar e armazenar senhas fortes
  • LibreOffice, uma suíte de escritório semelhante ao Office para trabalhar com documentos, apresentações e planilhas
  • OnionShare, para compartilhar arquivos, websites e salas de chat através da rede Tor
  • Metadata Cleaner, para remover metadados de arquivos
  • entre outras ferramentas

Requisitos mínimos

Computador com menos de 10 anos de idade
Processador Com arquitetura x86-64 de 64 bits
Memória RAM 2 GB
Pendrive Com no mínimo 8 GB



Imagens

Download do Tails, um sistema operacional que te protege de vigilância e censura Download do Tails, um sistema operacional que te protege de vigilância e censura

Download do Tails


Como instalar o Tails

Criação do pendrive bootável

Faça o download do arquivo IMG do Tails e, em seguida, siga as instruções abaixo.


Passo 1: Faça o download do balenaEtcher através do botão a seguir.


Passo 2: Execute o balenaEtcher através do arquivo baixado.

Passo 3: Conecte um pendrive de pelo menos 8 GB para criar sua mídia inicializável.


Passo 4: Clique em “Flash from file” e selecione o arquivo IMG do Tails.

Criação de mídia inicializável no balenaEtcher

Passo 5: Em seguida, clique em “Select target” para selecionar o pendrive que será utilizado para instalar o Tails.


Passo 6: Por fim, clique em “Flash” para começar a criação do seu pendrive.



Inicialização do sistema

Passo 1: Após criar seu pendrive, reinicie seu computador e, durante a inicialização, antes do logotipo do Windows, pressione a tecla responsável pelo menu de inicialização para selecionar o pendrive.

Para isso, tenha em mente que cada computador/notebook possui uma tecla específica para acessar o boot menu. Abaixo, listamos as teclas conhecidas de algumas marcas.

Tecla do menu de inicialização por marca
Acer F12
ASUS Esc ou F8
Dell F12
Gigabyte F12
HP Esc ou F9
Lenovo F12, F10 ou F8
Demais Esc ou F1 ao F12

Passo 2: Ao pressionar a tecla do menu de boot, você verá uma tela com uma lista de unidades, escolha o pendrive que foi utilizado no balenaEtcher e pressione Enter.

Passo 3: Ao carregar o pendrive, selecione a primeira opção da lista para inicializar o Tails.

Boot de mídia inicializável Tails
Postar um comentário

Comentários