Como verificar se sua senha é segura com o Kaspersky Password Checker?

Saiba como verificar a integridade da sua senha em poucos passos e dicas de como criar uma senha forte.

Tutorial: Como verificar a força da senha: sua senha é segura?

Sabemos que memorizar senhas muito longas e fortes não é tão fácil, mas é importante rever a segurança da sua senha, principalmente se for uma senha simples demais e, inclusive, se for reaproveitada para vários serviços online.

Usar a mesma senha para várias contas não é o ideal e isso vale para redes sociais, e-mail ou até mesmo para realização de transações bancárias online. Apesar de facilitar a lembrança, o reaproveitamento de senhas coloca todas as contas que usam essa senha em risco, tanto em um ataque de força bruta quanto em falhas de segurança.

Neste artigo, explicaremos passo a passo sobre como verificar se sua senha é segura e as principais dicas para criar uma senha forte.


Como verificar a força de uma senha?

Passo 1: Acesse o verificador de senhas clicando no botão a seguir.


Passo 2: Digite sua senha na área “Verifique sua senha” e aguarde o resultado dos testes.

Caso apareça a mensagem “Já passou da hora de trocar sua senha”, é recomendável atualizar sua senha imediatamente, visto que, muito provavelmente ela já foi vazada em algum banco de dados.

Como criar uma senha forte?

Comprimento de senha

O primeiro fator a ser considerado é o comprimento da senha. Senhas longas são mais difíceis de decifrar em força bruta, sendo assim, uma quantidade de 16 caracteres ou mais é o ideal.


Variedade de caracteres

Além do comprimento da senha, é importante incluir letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais como, por exemplo, os caracteres: @, #, $, %, &, /, !.

Uma dica que pode ajudar é alterar as vogais das senhas por números “aleatórios”. Por exemplo, suponhamos que sua senha seja: senhasecreta. Ao substituir as vogais por números como “3” e “4”, teríamos a variação: s3nh4s3cr3t4. Claro que essa senha em específico não é nada segura, muito menos secreta, mas o conceito do método pode auxiliar na criação de uma senha mais segura.


Não use palavras do dicionário ou frases simples

O uso de palavras do dicionário ou frases comuns em suas senhas deixa sua conta vulnerável a ataques de dicionário.

Durante os ataques de dicionário, os hackers experimentam todas as palavras possíveis de um dicionário para tentar desvendar uma senha. O que significa que, caso sua senha possa ser encontrada em um dicionário, é muito fácil para um hacker decifrá-la. As senhas comuns incluem combinações como “123456”, “senha” e “qwerty”.

Como muitas pessoas ainda reutilizam senhas sem trocá-las quando fazem parte de uma violação, os ataques de dicionário estão se tornando cada vez mais eficazes.


Não use senhas comprometidas em falhas de segurança

Usar senhas que já foram comprometidas em falhas de segurança facilitam o acesso às suas informações por meio de ataques, visto que os hackers usam bancos de dados de credenciais de login comprometidas ao tentar acessar contas. Sendo assim, se sua senha estiver comprometida, altere-a imediatamente para garantir sua segurança.

Para verificar se sua senha foi comprometida em alguma violação, utilize a ferramenta indicada neste tutorial ou verifique com o Mozilla Monitor.


Não use informações pessoais

Evite utilizar informações como nome, data de nascimento, endereço, número de telefone ou qualquer outra informação que possa ser usada para identificar você.


Esperamos ter ajudado com as informações, fique à vontade para deixar seu comentário na área abaixo.

Publique um comentário

Seja bem-vindo(a), antes de publicar seu comentário confira nossa política de comentários clicando aqui.

Página anterior Próxima página