Como verificar se seus dados foram expostos na Web com o Mozilla Monitor

Saiba como checar se suas informações foram vazadas em falhas de segurança na Internet.

Como verificar se seus dados foram expostos com o Mozilla Monitor

Falhas de segurança podem ocorrer nos mais variados serviços na Internet. E infelizmente, quando isso ocorre, pessoas mal-intencionadas podem aproveitar essa brecha para acessar o banco de dados dos usuários do serviço e, inclusive, expor as informações na Internet.

Isso não seria um problema tão grave se a grande maioria dos usuários utilizasse senhas diferentes para cada serviço. Em outras palavras, imagine que, por alguma falha, sua senha do Instagram foi exposta na Internet e, para piorar, a senha que você utiliza nesse serviço é a mesma senha do seu e-mail; isso significa que o seu e-mail também está vulnerável a invasores. Agora pense na quantidade de serviços que você utiliza, a possibilidade de invasão aumenta consideravelmente, o que é realmente preocupante.

Felizmente, há algumas ferramentas que podem auxiliar você a verificar se seus dados foram vazados em brechas de segurança identificadas, como é o caso da ferramenta Have I Been Pwned?.

Neste tutorial, explicaremos passo a passo sobre como utilizar o Mozilla Monitor para verificar se seus dados foram expostos na Internet.


Como usar o Mozilla Monitor

Passo 1: Acesse o Mozilla Monitor clicando no botão a seguir.


Passo 2: Em seguida, digite seu endereço de email e clique em “Obtenha uma verificação gratuita”.

Como jogar DayZ em servidores da comunidade com o DZSA Launcher

Passo 3: Para continuar, será necessário criar uma conta gratuita fornecendo email e senha ou utilizar o recurso de login com conta Google ou Apple.

Passo 4: Uma vez logado, será possível verificar em quais sites as suas informações foram expostas e, inclusive, quais informações foram vazadas como, por exemplo, endereço de e-mail, endereço IP, senha, número de celular, entre outros.

Passo 5: Ao clicar no botão “Vamos resolver”, o Mozilla Monitor guiará você em um passo a passo para sanar todos os vazamentos de dados, orientando, principalmente, a alteração da sua senha nesses locais.


Como monitorar mais emails

Além disso, também é possível adicionar outros emails que pretende monitorar com a ferramenta. Para isso, vá em “Configurações” e adicione até 5 emails em “Adicionar endereço de email”.

Dessa forma, você receberá alertas se ocorrerem vazamentos dos seus dados nas plataformas e sites da Web, ajudando você a tomar medidas para evitar quaisquer acessos não autorizados.


O que fazer se meus dados foram expostos?

Caso seus dados tenham sido expostos em quaisquer sites, nossa recomendação é que altere sua senha imediatamente; não apenas no site em questão como também em todos os outros locais que utiliza a mesma senha.

O ideal mesmo é utilizar senhas diferentes para cada serviço que você possui, dessa forma, caso ocorra algum vazamento de dados em um desses serviços, os demais não são comprometidos visto que a senha de acesso é diferente.


Esperamos ter ajudado com as informações, fique à vontade para deixar seu comentário na área abaixo.

Publique um comentário

Seja bem-vindo(a), antes de publicar seu comentário confira nossa política de comentários clicando aqui.

Página anterior Próxima página