Golpe do pix: Remuneração por fazer “missões” em redes sociais; não caia nessa!

Saiba como funciona o golpe que promete ganhos fáceis ao realizar tarefas em redes sociais.

Saiba como funciona o golpe que promete ganhos fáceis ao realizar tarefas em redes sociais
Créditos da imagem: Freepik

Este artigo tem por objetivo alertar você sobre a importância de tomar cuidado com as promessas que surgem na Internet, seja por e-mail ou redes sociais como Instagram, Facebook e, principalmente, pelo WhatsApp.

Os golpes são cada vez mais elaborados, afinal, o intuito é captar cada vez mais vítimas com promessas de retorno financeiro fácil.

No golpe que iremos abordar, os golpistas entram em contato nas redes sociais mais comuns, oferecendo “oportunidades” de remuneração rápida e fácil apenas por realizar simples tarefas. As tarefas são chamadas pelos golpistas de “missões” e, geralmente, envolvem atividades como curtir publicações do Instagram ou avaliar estabelecimentos comerciais no Google Maps.


Como funciona o golpe do pix por fazer pequenas “missões” em redes sociais?

Atenção: Caso receba quaisquer mensagens desse tipo, recomendamos que não responda e, se possível, bloqueie o contato imediatamente.

Tarefa inicial com valores baixos

Os golpistas utilizam o WhatsApp para entrar em contato com você, oferecendo um serviço que consiste, geralmente, em curtir um vídeo no Instagram ou quaisquer outras tarefas fáceis, prometendo um retorno de R$ 4,00 a R$ 15,00 pela conclusão da tarefa.

A tarefa inicial proposta foi curtir 3 vídeos do Instagram, comprovando a conclusão da tarefa ao enviar uma captura da tela para o golpista. Uma vez concluída as 3 tarefas iniciais, fomos indagados sobre nossa idade e se possuíamos uma conta no Telegram para “recebermos a comissão do agente”.

O próximo passo solicitado é entrar em contato através de um link que direciona para o chat no Telegram com mais um integrante do golpe (também chamado pelos golpistas de “agente” ou “recepcionista”).

Nesse momento, o suposto agente solicita que sejam enviadas as capturas de tela que comprovam as tarefas iniciais, realizadas anteriormente. Ao enviá-las, solicitam as informações a seguir para efetuar o pagamento: Nome, idade, sexo, número do WhatsApp, trabalho, cidade e chave PIX.

Ao enviar as informações, os golpistas efetuam o pagamento via PIX do valor inicial, mesmo porque, o objetivo nesse momento é gerar credibilidade e conquistar a confiança das vítimas para sustentar as próximas etapas do golpe.


Convite para grupo do Telegram

Após o primeiro pagamento ser efetuado, informam que você será adicionado em um grupo para realizar tarefas com “altas comissões”.

Ao entrar no grupo do Telegram, há diversos outros participantes para gerar ainda mais credibilidade ao golpe. E, claro, o grupo pode ser alterado posteriormente, com modificações no nome ou endereço do mesmo, tudo para dificultar a identificação dos autores. Além disso, o grupo é privado (sendo visível apenas para quem for adicionado) e o nome dos participantes é genérico, apenas para fomentar a sensação de comunidade.

No grupo, há uma tarefa para realizar a cada período de 20 ou 30 minutos, cada uma com duração de 20 minutos; sendo, em grande parte, para avaliar estabelecimentos comerciais no Google Maps.

A comprovação da conclusão da tarefa se dá da mesma maneira, com capturas de tela da avaliação feita. Porém, como não é possível que novos integrantes do grupo enviem mensagens, orientam para que você envie as capturas de tela para o “agente” ou “recepcionista”. Enquanto isso, os “funcionários regulares”, que nada mais são integrantes do golpe que simulam estar participando das “missões”, enviam capturas de tela genéricas para incentivar que você também participe.

E o ciclo se repete, até que chega o momento em que informam sobre a necessidade de fazer um “investimento” para receber tarefas melhores e mais lucrativas. Em alguns casos, após o pagamento da referida “taxa”, não há mais retorno dos golpistas. Em outras ocasiões, até efetuam o pagamento da “missão” para ganhar ainda mais sua confiança, porém insistem na narrativa de quanto mais “evoluir suas missões”, maiores serão as recompensas financeiras. E, dessa forma, lesam diversos brasileiros que caem no ciclo vicioso, até mesmo na tentativa de recuperar o dinheiro perdido.

Além disso, frequentemente inserem missões que apenas “funcionários regulares” podem participar; missões que, supostamente, remuneram com valores mais altos. Tudo para incentivar você a buscar ganhos cada vez maiores e, claro, fazendo com que você “invista” o seu dinheiro para ter a oportunidade de também participar dessas missões.

E não para por aí. Lembra dos “funcionários regulares” (integrantes do golpe que simulam estar participando das “missões”)? Eles simulam ter concluído as missões de alto retorno e, em seguida, os golpistas enviam comprovantes de pagamentos falsos para parecer que os pagamentos estão realmente sendo efetuados.


O que fazer se você cair em um golpe?

Caso tenha realizado quaisquer transferências para os golpistas, comunique imediatamente a instituição financeira da qual o PIX foi realizado e solicite o bloqueio do dinheiro na conta destino. Relate também que o ocorrido foi um golpe, visto que o Mecanismo Especial de Devolução (MED) não abrange situações em que o PIX é enviado erroneamente. Saiba mais sobre o MED clicando aqui.

Aproveite também para capturar a tela exibindo todo o histórico de conversas entre você e os golpistas, seja no WhatsApp, no Telegram ou em quaisquer outros canais que tenham sido utilizados para a troca de mensagens. Lembre-se que, caso bloqueie ou denuncie o contato do golpista, não será possível printar as conversas, pois, geralmente, as mensagens são ocultadas após bloquear.

Em seguida, registre um boletim de ocorrência na Polícia Civil. Na maioria dos estados é possível fazer um boletim de ocorrência on-line. Lembre-se de incluir no registro todas as capturas de tela que comprovam o histórico de conversas com os golpistas, bem como o protocolo do MED.


Como entrar em contato com o banco sobre fraudes e golpes?

Banco Como registrar a contestação
Banco do Brasil Em seu aplicativo, vá em “Conta corrente”, “Extratos”, selecione a transação a ser contestada e clique na opção “Contestar o lançamento”. Lembre-se que, para efetuar o procedimento de registro é necessário entrar em contato com a central de atendimento pelos telefones 4004-0001 ou 0800-729-0001. Opção 2: Ir em uma das agências do BB.
Bradesco Em seu aplicativo, vá em “Pix”, “Extrato Pix”, selecione a transação e clique em “Não concorda com essa transação?”. Em seguida, selecione o motivo da contestação.
Caixa Entre em contato com o SAC 0800 726 0101 ou vá até uma das agências do banco.
Itaú Entre em contato com a central de atendimento.
Inter Em seu aplicativo, vá em “ver extrato”, selecione a transação e clique em “contestar transação”. Em seguida, selecione o motivo da contestação e descreva o ocorrido em detalhes.
Mercado Pago Em mercadopago.com.br, acesse a opção “Atividade” na conta do Mercado Pago, selecione a transação e clique em “Como peço a devolução de um Pix em casos de suspeita de golpe”. Em seguida, clique em “Preencher formulário para pedir devolução de um Pix”.
Nubank Entre em contato com um dos canais de atendimento, como chat, telefone ou e-mail.
PicPay Entre em contato com o SAC 0800 025 8000, selecione a opção 6 e, posteriormente, selecione a opção 4 para falar com o atendimento e registrar a denúncia. Opção 2: Chat do aplicativo > ajuda.
Santander Entre em contato com a Central de Atendimento por meio dos telefones compartilhados em www.santander.com.br e relate o ocorrido.


Esperamos ter ajudado com as informações, fique à vontade para deixar seu comentário na área abaixo.

Publique um comentário

Seja bem-vindo(a), antes de publicar seu comentário confira nossa política de comentários clicando aqui.

Página anterior Próxima página