Saiba como baixar e instalar o Linux Mint, um sistema operacional prático, fácil de usar e personalizável

Saiba como baixar e instalar o Linux Mint no seu computador.

Conheça o Linux Mint, um sistema operacional prático, fácil de usar e personalizável
Créditos da imagem: Linux Mint/Divulgação

O Linux Mint é uma distribuição Linux baseada no Ubuntu, sendo uma das melhores alternativas para os sistemas operacionais Windows e MacOS. O objetivo do Linux Mint é produzir um sistema operacional moderno, elegante, confortável, poderoso e fácil de usar.

A versão mais recente até a data dessa publicação é a de codinome "Victoria", o Linux Mint 21.2, que possui suporte até 2027 e possui uma variedade de softwares atualizados, refinamentos e novos recursos para ser ainda mais confortável de usar.


Sobre o Linux Mint

Características do Linux Mint

O Linux Mint é um sistema gratuito para uso, equipado com os aplicativos que a maioria das pessoas utiliza, seja para trabalho, navegação na Internet, multimídia e, inclusive, pode ser usado para jogar. Embora seja muito configurável, não é necessário configurar nada ou instalar aplicativos extras.


Produtividade

Como suíte de escritório, o Linux Mint vem equipado com o LibreOffice. Dessa forma, é possível criar documentos, planilhas, apresentações, desenhos ou até bancos de dados. Além disso, é possível importar/exportar seus arquivos para documentos em PDF ou no mesmo formato do Microsoft Office.

Você também pode optar por outra suíte de escritório, confira a lista de softwares que pode ser utilizado como alternativa ao Microsoft Office.


Navegação na Internet

Para navegação na Internet, o Linux Mint possui, por padrão, o navegador Mozilla Firefox. Sendo assim, após instalar o sistema operacional, já poderá utilizá-lo para navegar na Internet, assistir vídeos no YouTube, Netflix e, inclusive, com a possibilidade de transformar qualquer site em um aplicativo de desktop para acessá-lo mais facilmente.

Vale ressaltar que é possível instalar outro navegador de sua preferência através da loja de aplicativos ou pelo site do desenvolvedor do navegador desejado.

Linux Mint Download e Instalação
Loja de aplicativos do Linux Mint

Design Gráfico e Multimídia

Com o Linux Mint também é possível trabalhar com 3D pelo Blender, desenhar ou editar imagens através do Gimp ou usar o Inkscape para gráficos vetoriais. Além disso, o sistema operacional já possui todos os recursos necessários para ouvir suas músicas, podcasts, assistir filmes e o que mais precisar.


Compatibilidade com jogos

O Linux Mint também possui compatibilidade com mais de 7.800 jogos da Steam. Também é possível instalar o GOG para ter acesso a mais jogos.


Edições do Linux Mint

Cinnamon, MATE ou Xfce?

Lista de edições do Linux Mint

Edição Descrição
Cinnamon O mais moderno, inovador e mais completo ambiente de trabalho
MATE Mais tradicional com ambiente de trabalho rápido
Xfce O mais leve ambiente de trabalho

Cinnamon

A edição Cinnamon é a versão mais popular do Linux Mint. De acordo com a própria equipe do sistema operacional, é uma versão desenvolvida para e pelo Linux Mint.

Possui uma interface moderna, intuitiva e altamente personalizável. É a versão mais indicada para quem está migrando de sistemas operacionais tradicionais como o Windows, por exemplo.

Linux Mint Cinnamon

MATE

O Linux Mint também possui a edição MATE, um ambiente de desktop clássico que é a continuação do GNOME 2. É a versão indicada para quem busca por um sistema operacional leve para computadores menos robustos. Embora perca alguns recursos e seu desenvolvimento seja mais lento que o Cinnamon, o MATE é mais rápido, usando menos recursos do seu computador.

Linux Mint MATE

Xfce

Já na edição Xfce, temos um ambiente de trabalho consideravelmente leve. Indicada para quem procura por um sistema operacional para computadores básicos, capaz até de reviver computadores antigos. Em comparação, não possui tantos recursos como Cinnamon ou MATE, mas é extremamente estável e muito leve no uso de recursos.

Linux Mint Xfce

Além das características descritas anteriormente, cada edição representa três ambientes de área de trabalho diferentes, com diferentes menus, painéis e ferramentas de configuração. No geral, a escolha da edição é uma questão de gosto pessoal, muitas das vezes definida por qual edição você se sente mais habituado. Na dúvida, opte pela versão Cinnamon e experimente as demais no seu tempo livre.


Requisitos mínimos do Linux Mint

Memória RAM 2 GB
Espaço em disco 20 GB
Resolução 1024 x 768

O tamanho ocupado em disco pelo Linux Mint varia conforme a edição escolhida (Cinnamon, MATE ou Xfce).

Download

Baixe o Linux Mint através do botão a seguir. Lembre-se de escolher uma das edições, conforme destacamos anteriormente.



Como instalar o Linux Mint

Criação do pendrive bootável

Com o arquivo ISO do Linux Mint em mãos, você poderá seguir as etapas a seguir para fazer uma instalação limpa do sistema operacional em seu computador.

Passo 1: Faça o download do Rufus através do botão a seguir.


Passo 2: Execute o Rufus através do arquivo baixado.

Passo 3: Conecte um pendrive de pelo menos 8 GB para criar sua mídia inicializável.

Passo 4: Em “Seleção de boot” selecione o arquivo ISO do Linux Mint.

Passo 5: Em “Esquema de partição” selecione GPT (para UEFI) ou MBR (para Legacy).

Passo 6: A opção “Sistema de destino” é alterada automaticamente conforme a seleção do esquema de partição.

Passo 7: Mantenha as demais opções da forma que o software definiu.

Passo 8: Clique em “Iniciar” para começar a criação do seu pendrive.

Linux Mint Download e Instalação
Créditos: KingTec/Reprodução

OBS: Para criação de mídia inicializável compatível com seu computador é recomendável selecionar a opção correta em “Esquema de partição” (GPT ou MBR). Para tal é necessário seguir os passos abaixo:
  • Pressione simultaneamente as teclas Windows e R para iniciar o menu “Executar”.
  • Na caixa de diálogo digite msinfo32 e clique em “OK”.
  • Verifique em "Modo da BIOS" se é exibido UEFI ou Legacy/Herdado.

Vale ressaltar que também há outras formas de verificar se seu computador utiliza UEFI ou BIOS Legacy. Na dúvida, opte por criar um pendrive com o esquema de partição MBR.


Instalação do sistema

Passo 1: Após criar seu pendrive, reinicie seu computador e, durante a inicialização, antes do logotipo do Windows, pressione a tecla responsável pelo menu de inicialização para selecionar o pendrive.

Para isso, tenha em mente que cada computador/notebook possui uma tecla específica para acessar o boot menu. Abaixo, listamos as teclas conhecidas de algumas marcas.

Marca Tecla do menu de inicialização
Acer F12
ASUS Esc ou F8
Dell F12
Gigabyte F12
HP Esc ou F9
Lenovo F12, F10 ou F8
Demais Esc ou F1 ao F12

Passo 2: Ao pressionar a tecla do menu de boot, você verá uma tela com uma lista de unidades, escolha o pendrive que foi utilizado no Rufus e pressione Enter.

Passo 3: Em seguida, selecione a opção no menu para inicializar o Linux Mint (Start Linux Mint) pela mídia bootável.

Passo 4: Ao inicializar a prévia do Linux Mint (sessão live), clique em “Instalar Linux Mint” (Install Linux Mint) e avance conforme for orientado pelo instalador do sistema.

Vale ressaltar que a sessão live é mais lenta, visto que será carregada diretamente do seu pendrive. Sendo assim, não reflete o real desempenho do sistema instalado em seu computador. Por mais que consiga utilizar o sistema operacional dessa forma, é altamente recomendado instalar o Linux Mint para checar como o sistema irá se comportar ao instalá-lo de fato.

Passo 5: Durante o processo de instalação, selecione o idioma desejado, layout do teclado, local, nome de usuário e continue até iniciar a instalação.

Passo 6: É recomendável conectar-se à Internet para marcar a opção “Instalar codecs multimídia” durante a instalação.

Passo 7: Aguarde a conclusão da instalação.

No processo de instalação, você poderá escolher a opção “Apagar o disco e instalar o Linux Mint” para apagar todos os arquivos presentes na sua unidade de armazenamento e instalar o Linux Mint como único sistema operacional. Ou, caso outro sistema esteja instalado no computador, haverá a opção de instalar o Linux Mint “lado a lado”; caso opte por essa opção, o instalador automaticamente redimensionará o seu sistema operacional existente, separará um espaço vazio e instalará o Linux Mint neste espaço. Dessa forma, ao inicializar seu computador, será possível escolher entre ambos sistemas operacionais no menu de inicialização, cada vez que você iniciar seu computador.


Esperamos ter ajudado com as informações, fique à vontade para deixar seu comentário na área abaixo.

Publique um comentário

Seja bem-vindo(a), antes de publicar seu comentário confira nossa política de comentários clicando aqui.

Página anterior Próxima página