Como melhorar o som de um teclado mecânico: Foam Mod, Tape Mod realmente funciona?

Saiba como melhorar o som e a sensação de digitação de um teclado mecânico, passo a passo.

Melhorando som de teclado mecânico com Foam Mod e Tape Mod

Neste tutorial, explicaremos o procedimento passo a passo para melhorar de forma significativa o som de digitação do teclado mecânico, independentemente do modelo ou marca, desde que o mesmo seja hot swap, ou seja, tenha por característica a possibilidade de remoção dos switches.


Como melhorar o som do teclado mecânico

Foam Mod

Foam Mod é uma modificação que envolve a adição de espuma na parte interna do teclado para reduzir a ressonância, melhorando o som de forma significativa.

A espuma é inserida entre a PCB (placa de circuito impresso) e o chassi do teclado.


Benefícios do Foam Mod

A utilização da espuma ajuda a reduzir a ressonância dentro do teclado, o que resulta em um som mais controlado. Além disso, o Foam Mod também pode melhorar a sensação tátil, proporcionando uma experiência de digitação mais firme.


Como fazer Foam Mod no teclado mecânico?

Ferramentas necessárias


Fazer Foam Mod em seu teclado é um procedimento simples, no entanto é necessário ter tempo, pois, caso seja sua primeira vez abrindo um teclado, pode ser um tanto demorado.

Passo 1: Remova as keycaps utilizando o extrator de keycaps que, geralmente, vem incluso ao comprar um teclado mecânico.

Utilizar a ferramenta é simples. Posicione o extrator sobre a tecla (keycap) que pretende remover e, em seguida, pressione/empurre a ferramenta até que a mesma “agarre” a base da tecla. Sendo assim, puxe a ferramenta para cima e conseguirá remover a keycap. Repita o mesmo processo para todas as teclas.

Passo 2: Remova os switches utilizando o extrator de switches que, assim como o extrator de keycaps, geralmente vem incluso ao comprar seu teclado mecânico.

De forma semelhante a remoção das keycaps, posicione o extrator sobre o switch que pretende remover e pressione as “garras/laterais” da ferramenta até que a mesma “agarre” a base do switch. Em seguida, puxe a ferramenta para cima e conseguirá remover o switch. Repita o mesmo processo para todos os switches.

Caso esteja com dificuldades para remover o switch, uma recomendação é utilizar duas chaves de fenda pequenas para fazer uma espécie de “alavanca” na base do switch.

Passo 3: Remova todos os parafusos que prendem a carcaça do teclado utilizando uma chave philips. Dessa forma, será possível ter acesso para remover a PCB.

Passo 4: Verifique as medidas da área interna do teclado e corte um pedaço de espuma, posicionando-o de maneira que preencha todo o espaço interno.

Passo 5: Atente-se aos pontos de fixação de parafusos. Nestes locais, basta pressionar a espuma contra a carcaça para modelar e deixar os furos livres, de maneira que não impeça ou atrapalhe a acomodação dos parafusos posteriormente.

Passo 6: Após inserir a espuma adequadamente, remonte o teclado começando pela instalação da PCB, os switches e as keycaps.


Tape Mod

Assim como o Foam Mod, o Tape Mod é uma modificação com o intuito de melhorar o som e a sensação de digitação do teclado. No entanto, o Tape Mod visa a aplicação de uma fita adesiva na área interna do teclado, mais especificamente na parte inferior da PCB.


Benefícios do Tape Mod

A aplicação da fita pode ajudar na redução da reverberação dentro do teclado, resultando em uma digitação com som mais agradável. O resultado pode ser melhor conforme o tipo de fita utilizado.


Como fazer Tape Mod no teclado mecânico?

Ferramentas necessárias


A aplicação do Tape Mod é, assim como o Foam Mod, um procedimento simples. Mas, como ressaltamos anteriormente, é um processo demorado tendo em vista todos os passos necessários para acessar a área interna do teclado.

Passo 1: Remova as keycaps e os switches utilizando as ferramentas extratoras que, geralmente, vem inclusas ao comprar seu teclado mecânico.

Passo 2: Remova todos os parafusos que prendem a carcaça do teclado utilizando uma chave philips. Dessa forma, será possível ter acesso para remover a PCB.

Passo 3: Aproveite para limpar a área interna do chassi, removendo quaisquer poeiras existentes.

Passo 4: Aplique a fita adesiva na parte de trás da placa do teclado (PCB), de maneira que preencha toda a superfície.

Vale ressaltar que diversas fitas podem ser utilizadas para fazer o Tape Mod, no entanto, as mais comuns são fita crepe, fita kapton e a fita de alumínio. Não recomendamos que utilize fita isolante devido ao excesso de cola que irá gerar na PCB.

Passo 5: Caso seu teclado possua algum interruptor para alternar entre, por exemplo, o modo de conectividade do teclado (WiFi, Bluetooh), faça um recorte na fita para que tal área não seja coberta e atrapalhe a utilização do mesmo.

Passo 6: Após a aplicação da fita adesiva, remonte o teclado começando pela instalação da PCB, os switches e as keycaps.


Algumas outras modificações também podem ser realizadas para melhorar o som do seu teclado e a sensação tátil. Dentre elas, podemos citar a lubrificação dos switches ou até mesmo a substituição dos switches por um modelo de melhor qualidade, adição de anéis de borracha (O-rings) na base das keycaps, a lubrificação dos estabilizadores (responsáveis por garantir que teclas maiores como o espaço, por exemplo, pressionem uniformemente) e, inclusive, a troca das molas internas dos switches por outras de diferentes resistências, o que permitirá ajustar o peso necessário para que o acionamento da tecla seja reconhecido.

Publique um comentário

Seja bem-vindo(a), antes de publicar seu comentário confira nossa política de comentários clicando aqui.

Página anterior Próxima página