Segurança: Como proteger seu computador contra ameaças online

Um guia prático sobre como proteger suas informações pessoais de ataques.

Um guia prático de como proteger seu computador contra ameaças online

Em um mundo cada vez mais digital a preocupação deve ser redobrada com a segurança dos dispositivos conectados à Internet. Muito porque há o risco de ameaças online como phishing, malware, spyware, dentre outras violações de dados.

Neste artigo vamos conhecer dicas extremamente importantes para proteção dos seus dispositivos e informações pessoais.


Como proteger seu computador contra ameaças online

Atualizações

As atualizações são essenciais para manter o seu computador protegido. Sempre mantenha seu sistema operacional, seu navegador de Internet e os programas atualizados.

As atualizações geralmente incluem correções de segurança que protegem seu dispositivo contra vulnerabilidades conhecidas.


Use um Antivírus e Antimalware de confiança

O uso de um antivírus é altamente recomendável para a proteção do seu computador como um todo, principalmente para a proteção dos seus dados sensíveis.

E claro, não basta apenas instalá-lo, é igualmente importante atualizar regularmente as definições de vírus para maior amplitude de detecção, inclusive de ameças mais recentes.

Recomendações de softwares

Panda Antivírus

Antivírus de fácil instalação, leve e com diversos recursos de segurança para proteger seu computador, inclusive com proteção USB. E claro, com versão gratuita para uso.


Malwarebytes Anti-Malware

Detecção e remoção de malware, spyware e outras ameaças avançadas. Altamente recomendado para proteção dos seus dados e privacidade.


Uma das táticas mais comuns e utilizadas até hoje para obtenção de informações é o Phishing. Inclusive já fizemos um artigo aqui no King sobre como não cair neste tipo de golpe - e utilizamos um exemplo real que, por incrível que pareça, era uma imitação da página de login do Google.

Nossa recomendação é que evite abrir e-mails de remetentes desconhecidos e, principalmente, não clique em links suspeitos. Verifique cuidadosamente a autenticidade de e-mails e sites antes de fornecer informações pessoais.


Use senhas fortes e autenticação de dois fatores (2FA)

A senha é um fator muitas das vezes negligenciado pelas pessoas, facilitando o acesso não autorizado e o comprometimento de informações e dados sensíveis.

Para melhorar sua segurança se atente em criar senhas fortes com combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos. Se possível crie uma senha específica para cada site ou aplicativo, dessa forma, caso ocorra alguma brecha de segurança em um serviço específico não comprometerá os demais.

Além disso, sempre que possível, ative a autenticação de dois fatores (2FA) para adicionar uma camada extra de segurança. Uma dica é o uso de um aplicativo autenticador em seu celular, o qual fornece códigos de verificação temporários, que são solicitados no momento em que for fazer login nos sites ou aplicativos.

Existem diversos aplicativos no mercado, como o Google Authenticator e o Authy, por exemplo.


Evite redes Wi-Fi públicas

Redes Wi-Fi públicas não são seguras pois podem ser alvo de hackers. É um ataque um tanto quanto antigo mas que ainda ocorre nos dias atuais, principalmente em aeroportos e hotéis.

Ao se conectar em alguma rede Wi-Fi pública você já deve ter se deparado com páginas de cadastro (Captive Portal), na qual solicita algumas informações pessoais para que o acesso à Internet seja liberado. Sem maiores problemas até então.

Entretanto, em um ataque phishing tais informações podem ser capturadas, como por exemplo: dados de autenticação (senha e e-mail) e inclusive dados de cartão de crédito.

E o Phishing pode ocorrer de diversas formas, manipulando o fluxo de informações:

  • Acesso em uma rede Wi-Fi falsa;
  • Ataque Man-in-the-Middle (MITM): No qual o atacante se posiciona entre você e o site oficial que está acessando;
  • Ataque Man-in-the-Browser (MITB): Um tipo de Man In The Middle, no qual o atacante intercepta as informações com scams por exemplo (clones de sites originais com fins maliciosos);

Sendo assim, nossa melhor recomendação é que não acesse redes Wi-Fi públicas.


Faça backup regularmente dos seus dados

Faça cópias de backup regulares de seus dados importantes em um HD externo ou serviço de armazenamento em nuvem confiável. Isso pode ajudar a recuperar seus dados em caso de ataque de ransomware ou perda de dispositivo.


Use um Firewall

Ative o firewall do seu computador para monitorar o tráfego de entrada e saída. Isso pode bloquear tentativas não autorizadas de acesso ao seu dispositivo.

Lembre-se de que a segurança é uma responsabilidade contínua, a proteção das suas informações requer vigilância, atenção e conscientização. Adotar boas práticas é fundamental para proteger seus dados contra potenciais ataques.

Publique um comentário

Seja bem-vindo(a), antes de publicar seu comentário confira nossa política de comentários clicando aqui.

Página anterior Próxima página