Como descobrir se um jogo roda no meu PC: Verifique a compatibilidade de jogos

Verifique se seu computador é capaz de rodar um jogo específico.

Como descobrir se um jogo roda no meu PC: Verifique a compatibilidade de jogos

Se você é um gamer ou até mesmo um jogador casual, já deve ter percebido que a indústria de jogos cresce rapidamente. São diversos jogos sendo lançados, uma incrível variedade de títulos para jogadores em todo o mundo. Mas, em contrapartida, sabemos que nem todos os computadores tem capacidade suficiente para rodar qualquer jogo. Pensando nisso, chegamos ao tutorial de hoje.

Como verificar se meu computador roda um jogo específico?

Verifique os requisitos mínimos do sistema

Antes de tudo, é essencial verificar os requisitos mínimos do sistema para o jogo que pretende jogar. São informações facilmente encontradas na página de compra do jogo ou até mesmo no site da desenvolvedora do game.

Nossa recomendação é que cheque essas informações no Steam. Basta acessar o site da loja e pesquisar pelo título do jogo.

São essas informações que precisam ser verificadas:

  • Sistema operacional
  • Processador
  • Memória RAM
  • Placa de vídeo
  • Espaço de armazenamento necessário

Compare os requisitos com as especificações do seu PC para determinar se ele atende aos critérios mínimos. Caso não saiba as especificações do seu computador pressione a seguinte combinação de teclas: Windows + Pause break.


Utilize ferramentas de verificação de compatibilidade

Você também pode usar uma ferramenta online que verifica as especificações do seu PC e exibe se ele é ou não capaz de rodar o jogo escolhido. Existem vários sites com esta mesma finalidade, mas costumamos utilizar o "Can You Run It" por aqui.

  1. Acesse o site da ferramenta Can You Run It.
  2. Faça a pesquisa pelo jogo desejado e clique em "Can You Run It".
  3. Baixe e abra o 'detection.exe' para analisar seu computador automaticamente.
  4. Em poucos segundos o site exibirá se seu computador é capaz de rodar o jogo, tanto nos requisitos mínimos como nos recomendados.
Nas demais vezes que for realizar o teste não será necessário executar o aplicativo baixado no passo 3.


Pesquise opiniões de jogadores com configurações semelhantes

Caso não consiga descobrir se o jogo roda utilizando uma das opções acima, tente em fóruns e comunidades de jogadores. Muito provavelmente consiga obter informações sobre a compatibilidade de jogos em PCs semelhantes ao seu. Pode não ser a opção mais rápida, visto que demanda uma pesquisa maior, mas compartilhar experiências e obter opiniões de outros jogadores pode fornecer uma perspectiva valiosa antes de investir tempo e dinheiro em um jogo que pode não funcionar direito no seu PC.


Experimente ferramentas de benchmarking

Você também pode usar ferramentas de benchmarking que medem o desempenho do seu PC em um aspecto geral.

Executar um benchmark pode fornecer uma compreensão mais detalhada das capacidades do seu computador, avaliando desde a velocidade do seu HD até o desempenho gráfico, por exemplo. Para isso, você pode utilizar algumas das sugestões abaixo:

  • 3DMark: O 3DMark é uma ferramenta de benchmark amplamente conhecida que avalia o desempenho gráfico do seu PC. Ele oferece uma série de testes projetados para medir a capacidade do seu sistema de lidar com gráficos de jogos.
  • PCMark: O PCMark mede o desempenho geral do seu PC em diferentes cenários, incluindo jogos. Ele avalia aspectos como velocidade do processador, velocidade de leitura e gravação de disco, desempenho gráfico e muito mais.
  • Unigine Superposition: Essa ferramenta foca especificamente no desempenho gráfico do seu sistema. Ela utiliza testes de renderização altamente detalhados para avaliar a capacidade da sua placa de vídeo em lidar com gráficos avançados.
  • Heaven Benchmark: Similar ao Unigine Superposition, o Heaven Benchmark é um teste de renderização gráfica que mede a capacidade da sua placa de vídeo em lidar com ambientes 3D complexos.

Considere atualizações de hardware

E, claro, se após seguir as etapas anteriores você descobrir que seu PC não atende aos requisitos mínimos do jogo desejado, você tem duas opções: optar por não jogar ou considerar atualizar o hardware do seu computador, o que envolve custos, visto que é preciso avaliar todo o conjunto para entender se a troca de uma peça específica pode resolver (placa de vídeo, por exemplo) ou se será necessário mudar toda a plataforma.

Um upgrade pode envolver vários fatores, vamos listar os principais: aumento de memória RAM, troca da placa de vídeo, troca do processador ou até mesmo a substituição de todo o conjunto de placa mãe, processador, placa de vídeo e memória. Se você não tem o mínimo de conhecimento necessário, consulte um profissional antes, pois podem existir incompatibilidade de peças e você acabar gastando um dinheiro com algo que não vai ter serventia para o seu atual computador.

O básico que você precisa saber

Para a troca de um processador, por exemplo, é necessário checar se a sua placa mãe possui compatibilidade, assim como para a instalação de novas memórias.

A instalação de novas peças (placa de vídeo, processador, HD, fans etc...) pode demandar da fonte de alimentação um fornecimento maior de energia - algo que é comumente ignorado, podendo causar até a queima de todo o seu computador - e acredite, não é raro. Então, lembre-se de fazer upgrades com sabedoria.

Publique um comentário

Seja bem-vindo(a), antes de publicar seu comentário confira nossa política de comentários clicando aqui.

Página anterior Próxima página