Instale o PrimeOS - Sistema operacional Android rápido e leve para seu computador

Conheça o PrimeOS, um sistema operacional baseado no Android com suporte a Google Play.

Instale o PrimeOS - Sistema operacional Android rápido e leve para seu computador

PrimeOS

O PrimeOS foi desenvolvido para fornecer uma experiência do Android em um ambiente Desktop, inclusive permitindo a instalação de aplicativos, através da Google Play (da forma tradicional) ou utilizando arquivos APK.

Aparência

Baseado no código aberto do Android-x86, o PrimeOS tem uma interface parcialmente semelhante a do Windows. A barra de tarefas, por exemplo, possui o botão de "menu Iniciar" à esquerda e os ícones de notificações, inclusive a data, à direita.

Usuários de Android se sentirão em casa visto que os ícones são padrão Android, bem como os menus de configurações e aplicativos nativos como o gerenciador de arquivos.

Aparência do sistema operacional PrimeOS
Foto: PrimeOS Blog

Vale ressaltar que o sistema possibilita que os usuários ajustem a aparência de acordo com suas preferências, da mesma forma que faríamos utilizando o Android em dispositivos móveis.

Mouse e teclado

O PrimeOS também oferece suporte a teclado e mouse, permitindo uma melhor produtividade ao utilizar o sistema operacional. Além disso, o sistema também suporta múltiplas janelas, o que significa que você poderá executar vários aplicativos ao mesmo tempo e alternar facilmente entre eles.

Google Play

Talvez a funcionalidade mais importante para a maioria dos usuários, a compatibilidade com a Google Play. E sim, o PrimeOS possui suporte a loja de aplicativos da Google - o que significa facilidade ao baixar e instalar aplicações de forma nativa.

Jogos

E os jogos? Será que funcionam? Sim, o PrimeOS pode ser usado para jogar até jogos mais pesados como o Asphalt, por exemplo. O desempenho pode variar dependendo do poder de processamento do PC ou notebook em que o sistema foi instalado, principalmente se houver uma placa de vídeo dedicada.

Jogos no sistema operacional PrimeOS
Foto: PrimeOS Blog

Aplicativos

O sistema vem com alguns aplicativos pré-instalados como o Google Chrome, YouTube, reprodutor de músicas e galeria de imagens. Apenas o básico para que você possa instalar o que quiser utilizando a Google Play.

Aplicativos no sistema operacional PrimeOS
Foto: PrimeOS Blog

O PrimeOS também pode ser utilizado com suítes de escritório, ou seja, é possível usá-lo para criação e edição de planilhas, documentos e apresentações de slides.

Perfeição?

Vale ressaltar que, assim como em qualquer outro sistema operacional, o PrimeOS também pode apresentar bugs. A equipe responsável pelo desenvolvimento do sistema, Floydwiz Technologies Private Limited, trabalha continuamente para corrigir problemas e lançar atualizações regulares para melhorar o desempenho e a estabilidade do sistema.

Versões

O PrimeOS está disponível em versões que variam principalmente no suporte aos dispositivos, já que o hardware utilizado pode afetar o desempenho do sistema.

A versão 0.6.1 é baseada no Android 7 e está disponível em três variações:

Variação Indicação de uso
Mainline Computadores com placa de vídeo dedicada ou fabricados após 2014.
Standard Computadores fabricados entre 2011 e 2014. Vamos considerar como sendo a versão "equilibrada".
Classic Computadores fabricados antes de 2011, ou seja, hardwares mais antigos.

Também é possível baixar a versão 2.1.3 do PrimeOS, a qual é baseada no Android 11.

Instalação

A instalação pode ser feita utilizando um pendrive de, no mínimo, 4 GB.

No momento da instalação há a opção para baixar um utilitário .exe, o qual cria o pendrive de instalação para você ou baixar a imagem ISO para gravá-la em um pendrive utilizando o programa Balena Etcher ou o Ventoy - inclusive, fizemos um tutorial ensinando a criar seu pendrive bootável passo a passo com o Ventoy.

Ao iniciar o computador pelo pendrive, o comportamento é de um “Live CD”, ou seja, há a opção de instalar o sistema no seu disco interno ou rodá-lo diretamente do pendrive. A nossa recomendação é que você faça os testes rodando-o pelo pendrive e, só então, faça a instalação do sistema no seu computador.

É importante ressaltar que, caso rode o sistema diretamente pelo pendrive, sem instalá-lo, todas as mudanças que você fizer (configurações, instalação de aplicativos, download de arquivos) serão perdidas quando o computador for reiniciado.

Tenha em mente que a instalação do sistema apagará todo o conteúdo existente no disco interno do seu computador, portanto, faça a cópia dos seus arquivos importantes para um local seguro.

Download

Publique um comentário

Seja bem-vindo(a), antes de publicar seu comentário confira nossa política de comentários clicando aqui.

Página anterior Próxima página