Guia passo a passo sobre como desbloquear seu Kindle com o método de desbloqueio AdBreak. Assuma o controle total do seu e-reader.
Em meio às polêmicas recentes sobre a perda de controle do usuário sobre seus e-books, o Kindle, mais do que nunca, se tornou um símbolo da disputa entre a conveniência tecnológica e a liberdade do consumidor. Com a Amazon removendo a função de download via USB (dificultando o backup e o gerenciamento de arquivos), e reforçando que os e-books são licenciados (e não vendidos), muitos leitores estão buscando maneiras de retomar a posse digital de sua biblioteca.
Neste guia, você aprenderá a desbloquear o seu Kindle para tomar definitivamente o controle do seu Kindle.
Pré-requisitos
1x Kindle (registrado com conta Amazon);
1x Computador (com sistema Windows, Mac ou Linux);
1x Cabo USB (para conectar o Kindle ao computador);
Firmware do Kindle: 5.18.1 - 5.18.5.0.1.
Como verificar o desbloqueio recomendado para meu Kindle?
Passo 1: No seu Kindle, vá em "Configurações > Opções do dispositivo > Informações do dispositivo". Verifique qual é sua versão de firmware.
Passo 2: Se seu Kindle não estiver entre as versões de firmware mencionadas nesse tutorial, acesse a página "Modelos de Kindle" e digite os 8 primeiros números de série do seu dispositivo na barra de pesquisa. Após digitar, será informado qual o tipo de desbloqueio recomendado para o seu modelo e versão de firmware. Sendo diferente do método AdBreak, siga o método de desbloqueio recomendado pelo Wiki do Kindle Modding!
Exemplo: Para o Kindle de 10ª geração, na data em que publico esse tutorial, o método de desbloqueio recomendado para firmware abaixo de 5.18.1 é o WinterBreak. Já para firmware 5.18.1 até 5.18.5.0.1, o recomendável é o método de desbloqueio AdBreak. Sendo assim, verifique qual é o método recomendável para o seu dispositivo.
Aviso importante
Ao seguir este tutorial, você assume total responsabilidade por qualquer ação tomada em seu Kindle. Nós não nos responsabilizamos por perdas de dados, bloqueios de conta, anulação de garantia, ou quaisquer danos (físicos ou de software) que possam ocorrer no seu dispositivo. Prossiga por sua conta e risco.
Preparação do Kindle
Há alguns passos que devem ser feitos antes de desbloquear seu Kindle.
Passo 1: Clique na seta superior do seu Kindle para expandir a barra de funções e ative o modo avião.
Passo 2: O próximo passo é preencher a maior parte do espaço disponível em seu Kindle, evitando assim que o dispositivo seja atualizado automaticamente no meio do processo.
Há duas formas de preencher o espaço disponível em seu Kindle, a forma automática e a manual.
Modo automático com script
Faça o download do Kindle Disk Filler Utility no botão a seguir.
Conecte seu Kindle através do cabo USB em seu computador.
Utilizaremos o arquivo "Filler.ps1" (para Windows) ou "Filler.sh" (para Linux ou Mac). Copie o arquivo respectivo para a pasta raíz do seu Kindle. Em seguida, execute o script de acordo com seu sistema operacional.
No Windows, clique com o botão direito no arquivo e selecione a opção "Executar com PowerShell". Feito isso, digite 1 e pressione Enter para optar por manter pelo menos 20 MB de espaço disponível em seu Kindle.
Ao concluir, pressione Enter para fechar.
Modo manual de preenchimento
O script acima não funcionará em Kindles de 11ª geração e mais recentes porque esses dispositivos usam MTP para se conectar aos computadores. Dessa forma, para preencher o espaço livre no seu Kindle, será necessário fazê-lo manualmente.
Faça o download dos arquivos de preenchimento no botão a seguir.
Em seguida, extraia o arquivo correspondente à sua quantidade de armazenamento total. Após extrair, copie os arquivos extraídos para a pasta raíz do seu Kindle (você também pode salvá-los em uma pasta separada). Depois de fazer isso, certifique-se de deixar apenas 20–90 MB de espaço livre. Você também pode copiar de pouco em pouco, assim conseguirá checar quanto espaço ainda há de armazenamento.
Ativação dos anúncios
É necessário ativar os anúncios no seu Kindle. Essa etapa é essencial para que o desbloqueio funcione, mas não se preocupe, é possível desativar os anúncios depois.
Passo 1: No site da Amazon, acesse "Dispositivos", "Preferências". Em "Configurações de país/região" clique em "Alterar".
Preencha seu nome em "Full name". Será necessário informar um endereço de uma dessas regiões: US, UK, DE, FR, IT, ES, JP, CN, AU. Vocë pode utilizar qualquer endereço.
Nós utilizamos o seguinte endereço:
Linha de endereço 1
541 6th Ave
Cidade
New York
Estado
New York
CEP
10011
País
Estados Unidos
Número de telefone
Correspondente à região escolhida
Passo 2: Adicione um método de pagamento válido, em conformidade com a região escolhida no endereço. Para isso, acesse "Sua Conta › Seus endereços". Procure pelo item que corresponde ao endereço que adicionamos e clique em "Definir como padrão". Exclua todos os demais endereços existentes em sua conta. Não se preocupe, você poderá adicionar novamente depois.
Passo 4: No método de pagamento do endereço que definimos anteriormente, clique em alterar ou "Change" caso sua Amazon esteja em Inglês agora.
Passo 5: Selecione a opção para adicionar um novo cartão de crédito que corresponda à região que definimos no endereço. Clique aqui para usar o site que utilizamos para copiar um número de cartão de crédito americano.
Passo 6: Copie o número e cole-o em "Card number". Preencha o campo "Name on card" com seu próprio nome (sem acentos). Em "Expiration date", defina uma data futura qualquer. Feito isso, clique em "Add your card".
Passo 7: Em seguida, clique em "Use this address" para corresponder ao endereço que definimos anteriormente.
Passo 8: Em seguida, mantenha marcado o método de pagamento que acabamos de definir e clique em "Continue". Agora que definimos a região e o método de pagamento correspondente, conseguimos ativar os anúncios no Kindle, etapa fundamental para desbloqueá-lo.
Passo 9: No site da Amazon, acesse "Dispositivos". Selecione seu Kindle e na seção "Ofertas especiais" (Special Offers), clique em "Inscreva-se para ofertas" (Sign up for offers). Confirme selecionando a opção "Sign up for offers".
Verificando ativação dos anúncios
Passo 1: Desative o modo avião do Kindle.
Passo 2: Em "Configurações", "Opções do dispositivo", mantenha a opção "Sincronizar" ativada.
Passo 3: Conecte-se à rede Wi-Fi, bloqueie a tela e aguarde aparecer algum anúncio no seu Kindle. Pode demorar cerca de 5 ou 10 minutos.
Passo 4: Assim que aparecer algum anúncio, ative o modo avião novamente.
Passo 5: Alterne entre as abas "Tela inicial" e "Biblioteca" e clique no ícone de três pontinhos verticais para checar se a opção "Ver todos os anúncios" apareceu. Clique nessa opção para checar a lista de ofertas da Amazon. É isso que utilizaremos para desbloquear o Kindle.
Desbloqueando o Kindle
Passo 1: Ative a visualização de itens ocultos no seu sistema operacional.
Como ativar a visualização de itens ocultos no Windows?
Passo 1: Abra o Explorador de Arquivos. Pressione a tecla Windows + E ou clique no ícone da pasta amarela na barra de tarefas.
Passo 2: Na barra de ferramentas superior, clique na guia "Exibir". Passe o mouse sobre "Mostrar/Ocultar" e ative a opção "Itens ocultos". Uma marca de seleção aparecerá ao lado, indicando que a opção está ativa.
Passo 2: Conecte seu Kindle ao computador através do cabo USB.
Passo 3: Precisamos acessar a pasta "system". Caso ela não esteja visível, clique no caminho exibido no explorador de arquivos e adicione \system após a letra que indica a unidade do Kindle. Feito isso pressione Enter. Na imagem abaixo, demonstramos onde definir o caminho da pasta manualmente. Em nosso caso, a letra da unidade definida foi F:.
Passo 4: Uma vez na pasta "system", copie a pasta ".assets" para alguma pasta em seu computador.
Passo 5: Feito isso, baixe o desbloqueio para o Kindle no botão a seguir.
Passo 7: Copie o conteúdo da pasta "adbreak" para a pasta .assets em seu computador.
Passo 8: Feito isso, execute o arquivo "replace.bat" com um clique duplo.
Passo 9: Em seguida, delete a pasta ".assets" original armazenada em seu Kindle. Após deletá-la, copie a pasta ".assets" que está em seu computador (a que modificamos) para a pasta "system" em seu Kindle.
Passo 10: Após a cópia dos arquivos, desconecte seu Kindle do computador e acesse o menu de anúncios.
Passo 11: Agora, clique no ícone de três pontinhos verticais e selecione a opção "Ver todos os anúncios". Clique em um desses anúncios. Aparecerá diversos pop-ups com a opção "Close". Clique em "Close" até ser exibido "Bang!" na tela.
Passo 12: Aguarde concluir o desbloqueio.
Aplicando o hotfix no Kindle
Agora, para garantir que o desbloqueio permanecerá, mesmo que atualize o Kindle posteriormente, faça o seguinte.
Passo 1: Baixe o hotfix clicando no botão a seguir.
Passo 2: Conecte o Kindle em seu computador e copie o arquivo "Update_hotfix_universal.bin" para a pasta raíz.
Passo 3: Desconecte o Kindle do computador. No seu Kindle, vá em "Configurações", clique nos três pontinhos verticais e selecione a opção "Atualizar o Kindle". Feito isso, confirme em "Atualização". Não se preocupe, o Kindle não será atualizado.
Passo 4: Aparecerá diversas letras em sua tela. Aguarde o Kindle ser reiniciado.
Passo 5: Após reiniciar, clique no livro "Run hotfix" na sua biblioteca.
Passo 6: Aguarde a execução do hotfix. Se aparecer a mensagem "Erro do aplicativo", apenas clique em "Fechar" e continue aguardando.
Instalação do MRPI e KUAL
Agora vamos instalar o MRPI (que permite instalar aplicativos e pacotes personalizados) e o KUAL (que permite acessar esses aplicativos).
Passo 1: Mantenha o Kindle em modo avião e conecte-o novamente no seu computador.
Passo 2: Apague a pasta "fill_disk" ou os arquivos "fill_" caso tenha usado o modo manual para preencher o espaço de armazenamento.
Passo 5: Extraia o arquivo "kual-mrinstaller-khf.tar.xz" e, em seguida, extraia o arquivo "kual-mrinstaller-khf.tar". Copie as pastas "extensions" e "mrpackages" para a pasta raíz do seu Kindle.
Passo 6: Copie o arquivo "Update_KUALBooklet_HDRepack.bin" para a pasta "mrpackages" em seu Kindle.
Passo 7: Agora temos o MRPI e o KUAL instalados. É dessa forma que instalamos aplicativos e extensões, copiando-os para as pastas respectivas.
Passo 8: Agora, vamos desabilitar as atualizações OTA. Baixe o arquivo RenameOTA clicando no botão a seguir.
Passo 9: Extraia o arquivo "renameotabin.zip". Copie a pasta "renameotabin" para a pasta "extensions" em seu Kindle.
Passo 10: Desconecte seu Kindle do computador. Na aba de pesquisa, digite exatamente:
;log mrpi
Após digitar o comando acima, clique na setinha para pesquisar. Aguarde a interface ser recarregada, levará um tempinho.
Passo 11: Agora você conseguirá ver o livro chamado "KUAL". É através dele que será possível abrir os aplicativos desbloqueados.
Passo 12: Clique no livro "KUAL", selecione a opção "Rename OTA binaries" e selecione a opção "Rename". Feito isso, seu Kindle reiniciará e as atualizações OTA estarão bloqueadas, evitando assim perder o desbloqueio do seu Kindle.
Agora é possível usar o Kindle normalmente com a Internet ativada, ou seja, com o modo avião desativado, sem correr o risco de perder o desbloqueio.
Guia passo a passo sobre como desbloquear seu Kindle com o método de desbloqueio AdBreak. Assuma o controle total do seu e-reader.
Em meio às polêmicas recentes sobre a perda de controle do usuário sobre seus e-books, o Kindle, mais do que nunca, se tornou um símbolo da disputa entre a conveniência tecnológica e a liberdade do consumidor. Com a Amazon removendo a função de download via USB (dificultando o backup e o gerenciamento de arquivos), e reforçando que os e-books são licenciados (e não vendidos), muitos leitores estão buscando maneiras de retomar a posse digital de sua biblioteca.
Neste guia, você aprenderá a desbloquear o seu Kindle para tomar definitivamente o controle do seu Kindle.
Pré-requisitos
Como verificar o desbloqueio recomendado para meu Kindle?
Ao seguir este tutorial, você assume total responsabilidade por qualquer ação tomada em seu Kindle. Nós não nos responsabilizamos por perdas de dados, bloqueios de conta, anulação de garantia, ou quaisquer danos (físicos ou de software) que possam ocorrer no seu dispositivo. Prossiga por sua conta e risco.
Preparação do Kindle
Há alguns passos que devem ser feitos antes de desbloquear seu Kindle.
Passo 1: Clique na seta superior do seu Kindle para expandir a barra de funções e ative o modo avião.
Passo 2: O próximo passo é preencher a maior parte do espaço disponível em seu Kindle, evitando assim que o dispositivo seja atualizado automaticamente no meio do processo.
Há duas formas de preencher o espaço disponível em seu Kindle, a forma automática e a manual.
Modo automático com script
Faça o download do Kindle Disk Filler Utility no botão a seguir.
Conecte seu Kindle através do cabo USB em seu computador.
Utilizaremos o arquivo "Filler.ps1" (para Windows) ou "Filler.sh" (para Linux ou Mac). Copie o arquivo respectivo para a pasta raíz do seu Kindle. Em seguida, execute o script de acordo com seu sistema operacional.
No Windows, clique com o botão direito no arquivo e selecione a opção "Executar com PowerShell". Feito isso, digite 1 e pressione Enter para optar por manter pelo menos 20 MB de espaço disponível em seu Kindle.
Ao concluir, pressione Enter para fechar.
Modo manual de preenchimento
O script acima não funcionará em Kindles de 11ª geração e mais recentes porque esses dispositivos usam MTP para se conectar aos computadores. Dessa forma, para preencher o espaço livre no seu Kindle, será necessário fazê-lo manualmente.
Faça o download dos arquivos de preenchimento no botão a seguir.
Em seguida, extraia o arquivo correspondente à sua quantidade de armazenamento total. Após extrair, copie os arquivos extraídos para a pasta raíz do seu Kindle (você também pode salvá-los em uma pasta separada). Depois de fazer isso, certifique-se de deixar apenas 20–90 MB de espaço livre. Você também pode copiar de pouco em pouco, assim conseguirá checar quanto espaço ainda há de armazenamento.
Ativação dos anúncios
É necessário ativar os anúncios no seu Kindle. Essa etapa é essencial para que o desbloqueio funcione, mas não se preocupe, é possível desativar os anúncios depois.
Passo 1: No site da Amazon, acesse "Dispositivos", "Preferências". Em "Configurações de país/região" clique em "Alterar".
Preencha seu nome em "Full name". Será necessário informar um endereço de uma dessas regiões: US, UK, DE, FR, IT, ES, JP, CN, AU. Vocë pode utilizar qualquer endereço.
Nós utilizamos o seguinte endereço:
Passo 2: Adicione um método de pagamento válido, em conformidade com a região escolhida no endereço. Para isso, acesse "Sua Conta › Seus endereços". Procure pelo item que corresponde ao endereço que adicionamos e clique em "Definir como padrão". Exclua todos os demais endereços existentes em sua conta. Não se preocupe, você poderá adicionar novamente depois.
Passo 3: Feito isso, acesse "Sua Conta › Seus pagamentos › Configurações › Suas Preferências de Compra.
Passo 4: No método de pagamento do endereço que definimos anteriormente, clique em alterar ou "Change" caso sua Amazon esteja em Inglês agora.
Passo 5: Selecione a opção para adicionar um novo cartão de crédito que corresponda à região que definimos no endereço. Clique aqui para usar o site que utilizamos para copiar um número de cartão de crédito americano.
Passo 6: Copie o número e cole-o em "Card number". Preencha o campo "Name on card" com seu próprio nome (sem acentos). Em "Expiration date", defina uma data futura qualquer. Feito isso, clique em "Add your card".
Passo 7: Em seguida, clique em "Use this address" para corresponder ao endereço que definimos anteriormente.
Passo 8: Em seguida, mantenha marcado o método de pagamento que acabamos de definir e clique em "Continue". Agora que definimos a região e o método de pagamento correspondente, conseguimos ativar os anúncios no Kindle, etapa fundamental para desbloqueá-lo.
Passo 9: No site da Amazon, acesse "Dispositivos". Selecione seu Kindle e na seção "Ofertas especiais" (Special Offers), clique em "Inscreva-se para ofertas" (Sign up for offers). Confirme selecionando a opção "Sign up for offers".
Verificando ativação dos anúncios
Passo 1: Desative o modo avião do Kindle.
Passo 2: Em "Configurações", "Opções do dispositivo", mantenha a opção "Sincronizar" ativada.
Passo 3: Conecte-se à rede Wi-Fi, bloqueie a tela e aguarde aparecer algum anúncio no seu Kindle. Pode demorar cerca de 5 ou 10 minutos.
Passo 4: Assim que aparecer algum anúncio, ative o modo avião novamente.
Passo 5: Alterne entre as abas "Tela inicial" e "Biblioteca" e clique no ícone de três pontinhos verticais para checar se a opção "Ver todos os anúncios" apareceu. Clique nessa opção para checar a lista de ofertas da Amazon. É isso que utilizaremos para desbloquear o Kindle.
Desbloqueando o Kindle
Passo 1: Ative a visualização de itens ocultos no seu sistema operacional.
Como ativar a visualização de itens ocultos no Windows?
Passo 2: Conecte seu Kindle ao computador através do cabo USB.
Passo 3: Precisamos acessar a pasta "system". Caso ela não esteja visível, clique no caminho exibido no explorador de arquivos e adicione \system após a letra que indica a unidade do Kindle. Feito isso pressione Enter. Na imagem abaixo, demonstramos onde definir o caminho da pasta manualmente. Em nosso caso, a letra da unidade definida foi F:.
Passo 4: Uma vez na pasta "system", copie a pasta ".assets" para alguma pasta em seu computador.
Passo 5: Feito isso, baixe o desbloqueio para o Kindle no botão a seguir.
Passo 6: Extraia o arquivo "adbreak.zip".
Passo 7: Copie o conteúdo da pasta "adbreak" para a pasta .assets em seu computador.
Passo 8: Feito isso, execute o arquivo "replace.bat" com um clique duplo.
Passo 9: Em seguida, delete a pasta ".assets" original armazenada em seu Kindle. Após deletá-la, copie a pasta ".assets" que está em seu computador (a que modificamos) para a pasta "system" em seu Kindle.
Passo 10: Após a cópia dos arquivos, desconecte seu Kindle do computador e acesse o menu de anúncios.
Passo 11: Agora, clique no ícone de três pontinhos verticais e selecione a opção "Ver todos os anúncios". Clique em um desses anúncios. Aparecerá diversos pop-ups com a opção "Close". Clique em "Close" até ser exibido "Bang!" na tela.
Passo 12: Aguarde concluir o desbloqueio.
Aplicando o hotfix no Kindle
Agora, para garantir que o desbloqueio permanecerá, mesmo que atualize o Kindle posteriormente, faça o seguinte.
Passo 1: Baixe o hotfix clicando no botão a seguir.
Passo 2: Conecte o Kindle em seu computador e copie o arquivo "Update_hotfix_universal.bin" para a pasta raíz.
Passo 3: Desconecte o Kindle do computador. No seu Kindle, vá em "Configurações", clique nos três pontinhos verticais e selecione a opção "Atualizar o Kindle". Feito isso, confirme em "Atualização". Não se preocupe, o Kindle não será atualizado.
Passo 4: Aparecerá diversas letras em sua tela. Aguarde o Kindle ser reiniciado.
Passo 5: Após reiniciar, clique no livro "Run hotfix" na sua biblioteca.
Passo 6: Aguarde a execução do hotfix. Se aparecer a mensagem "Erro do aplicativo", apenas clique em "Fechar" e continue aguardando.
Instalação do MRPI e KUAL
Agora vamos instalar o MRPI (que permite instalar aplicativos e pacotes personalizados) e o KUAL (que permite acessar esses aplicativos).
Passo 1: Mantenha o Kindle em modo avião e conecte-o novamente no seu computador.
Passo 2: Apague a pasta "fill_disk" ou os arquivos "fill_" caso tenha usado o modo manual para preencher o espaço de armazenamento.
Passo 3: Baixe o MRPI clicando no botão a seguir.
Passo 4: Baixe o KUAL clicando no botão a seguir.
Passo 5: Extraia o arquivo "kual-mrinstaller-khf.tar.xz" e, em seguida, extraia o arquivo "kual-mrinstaller-khf.tar". Copie as pastas "extensions" e "mrpackages" para a pasta raíz do seu Kindle.
Passo 6: Copie o arquivo "Update_KUALBooklet_HDRepack.bin" para a pasta "mrpackages" em seu Kindle.
Passo 7: Agora temos o MRPI e o KUAL instalados. É dessa forma que instalamos aplicativos e extensões, copiando-os para as pastas respectivas.
Passo 8: Agora, vamos desabilitar as atualizações OTA. Baixe o arquivo RenameOTA clicando no botão a seguir.
Passo 9: Extraia o arquivo "renameotabin.zip". Copie a pasta "renameotabin" para a pasta "extensions" em seu Kindle.
Passo 10: Desconecte seu Kindle do computador. Na aba de pesquisa, digite exatamente:
Após digitar o comando acima, clique na setinha para pesquisar. Aguarde a interface ser recarregada, levará um tempinho.
Passo 11: Agora você conseguirá ver o livro chamado "KUAL". É através dele que será possível abrir os aplicativos desbloqueados.
Passo 12: Clique no livro "KUAL", selecione a opção "Rename OTA binaries" e selecione a opção "Rename". Feito isso, seu Kindle reiniciará e as atualizações OTA estarão bloqueadas, evitando assim perder o desbloqueio do seu Kindle.
Agora é possível usar o Kindle normalmente com a Internet ativada, ou seja, com o modo avião desativado, sem correr o risco de perder o desbloqueio.
Parabéns! Seu Kindle foi desbloqueado.